Já ouviu falar no Efeito Cher?

     Você já deve ter ouvido alguma música com o efeito AUTO-TUNE? Aquele efeito que em algumas músicas chega a ser irritante?

   O  AUTO-TUNE é um efeito de som criado pela empresa Antares Audio Technologies. Em 1998 esse efeito foi lançado no mercado com objetivo de "afinar" a voz do cantor. O AUTO-TUNE tem o poder de ajustar a voz ao seu grau correto, ou seja quando há algum tipo de queda de notas vocais o programa automaticamente ajusta, com isso as grandes produções de músicas não precisam levar tanto tempo tentando "esconder" os erros vocais.

 
Cher Believe - 1998
  No mesmo ano em 1998 a cantora Cher havia lançado o single "Believe", que contém o efeito AUTO-TUNE, por isso, que o efeito AUTO TUNE é apelidado de "EFEITO CHER". E vale ser ressaltado que a cantora Cher foi a primeira a usar esse efeito. "Believe" foi a música que marcou a carreira de Cher, pelo fato da mesma, vamos dizer assim, ter mostrado para a década de 90 algo novo que seria usado por muitos.
    
   
Muitos cantores atualmente ainda utilizam o "EFEITO CHER"/"AUTOTUNE", Tais como:
    Bruno Mars, "Treasure" no refrão da música também é usado o efeito;
            


  • Kesha, "Take It Off", AUTO-TUNE.

  • Miley Cyrus,"We Can't Stop" aos 2:50 pode-se ouvir claramente a presença do Efeito;
Até mesmo a Rainha do POP Madonna já usou o efeito, 
  • Madonna, "Nobody Knows Me" nessa músicas os 4 minutos e 38 segundos foi ousado o efeito, que fica até chato de ouvir.

  • Taio Cruz "Dynamite"
  • Lady Gaga - Starstruck Feat. Flo Rida
     
      Atualmente alguns cantores não usam só o AUTO-TUNE, existe outros efeitos de som que "melhoram" a voz de alguns. A cantora Britney Spears
é o maior alvo das críticas. Em 2013 "vazou" na internet a música "Alien" sem edições de som, ou seja, durante todo período da música Britney desafinou.  

         
   O vídeo acima foi postado por um usuário, Já o vídeo abaixo foi postado no canal oficial da Britney no VEVO.
        

Comentários

  1. Chocada!!! Já tinha ouvido falar neste efeito, mas não sabia que o Bruno usava... ele parece tão perfeito!!!!! kkkkkkk Agora, mesmo desafinadíssima, amo a Britney!!!! kkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas